
Programa de reuso da Água em postos e lava-rápidos

A lavagem de veículos leves e pesados realizada por lava rápidos utiliza grande volume de água potável que, ao final da limpeza, acaba sendo descartada juntamente com o esgoto. Assim, a Lei nº 9.439/2010 e a Lei Municipal de São Paulo nº 16.160 para criar o Programa de Reuso de Água em postos e lava-rápidos tem o objetivo de reutilizar a água das lavagens e reduzir a perda desse tão importante recurso natural. Após a sanção da lei, os lava rápidos que não estiverem em acordo com as normas, poderão sofrer multas até que se adequem.
O reaproveitamento desse tipo de efluente proporciona grande economia para o proprietário, já que a água que foi utilizada passará por um processo de tratamento e poderá ser reutilizada em outras lavagens, evitando que seja necessário o consumo de mais água potável.
O sistema (manual ou automatizado) desenvolvido pela TEGA para reaproveitamento desse efluente tem como objetivo a remoção de impurezas, óleos, graxas, sólidos e substâncias químicas que foram utilizadas no processo de lavagem, possibilitando o reuso da água novamente límpida, incolor e inodora.
Primeira Etapa
Na primeira etapa, o óleo presente na água da lavagem é separado por gravidade na caixa separadora de água e óleo (SAO), se quiser conhecer mais detalhes sobre o funcionamento da SAO, clique aqui.
Segunda etapa - Lavagem leve
Esse tipo de sistema é recomendado para a lavagem de veículos leves como carros, motos e similares e seu sistema consiste em mistura rápida, filtração e desinfecção.
Aplicações: lava-rápidos de pequeno porte, postos de combustíveis, concessionárias, locadoras de veículos entre outros.
Fonte : TEGA ENGENHARIA
http://www.tegaengenharia.com.br