top of page

Monitoramento e Controle Ambiental

Amostragem e análise de efluentes
 
 
Os postos de combustíveis são obrigados a possuir sistema de drenagem oleosa que contempla a pista de abastecimento, área de descarga, troca de óleo e lavagem de veículos. Este efluente não pode ser lançado na rede pluvial ou de esgoto de qualquer forma, devendo passar por um sistema separador de água e óleo primeiro. Este tratamento é necessário para diminuir os poluentes lançados ao meio ambiente. Para saber se este sistema é eficiente, o órgão ambiental solicita análises periódicas do efluente acompanhado de laudos conclusivos.
 
Caso os valores obtidos não atendam a legislação vigente, soluções de tratamento devem ser propostas para minimizar custos com possíveis multas e garantir a preservação dos recursos hídricos e qualidade da água.
 
Os custos operacionais para o tratamento e destinação adequada dos efluentes compensam mais do que o valor das multas aplicadas 
e quem descumpre a lei está sujeito ao embargo de suas atividades pelos órgãos que fiscalizam e investigam casos de descarte irregular de efluentes.

 

Principais análises realizadas :

 

Óleos e graxas, substâncias tensoativas, sólidos sedimentáveis, pH e fenóis.
 

 

Amostragem e análise de água subterrânea
 
 
Todos os postos de combustíveis devem possuir poços de monitoramento instalados, exceto para os casos em que for constatada inviabilidade técnica. Estes poços tem como objetivo verificar se houve algum tipo de contaminação da água em decorrência da atividade.
 
Estas amostras são coletadas em períodos estabelecidos pelo órgão ambiental licenciador, sendo analisadas por laboratório certificado.
 
Para o caso de constatação de valores acima dos estabelecidos pela legislação vigente, deverá ser realizada uma investigação ambiental para verificar se há algum tipo de contaminação no local.
 
Sondagem e análise de solo
 

 

Existem duas situações em que é necessária a sondagem e a análise de solo. A primeira refere-se a regiões em que não há possiblidade técnica de instalar poços de monitoramento para analisar a água subterrânea, e a segunda ocorre quando há necessidade de realizar uma investigação da área para verificar se há contaminação.
 
Estas amostras são encaminhadas para laboratório certificado.
 
As principais análises de solo e água subterrânea são : 

 

BTEX, PAH e em alguns casos TPH
 

 

Relatório Técnico

 

 

Trata-se de relatório que o órgão ambiental solicita, onde são compiladas todas as informações referentes aos controles ambientais
do posto de combustível, como resultados das análises do sistema separador de água e óleo, poços de monitoramento e solo, atendimento a condicionantes da licença ambiental, conformidade quanto a manutenção dos equipamentos, dentre outras informações relacionadas ao aspecto ambiental do empreendimento.

 

 

 

botao-whatsapp.png
bottom of page