EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE PROJETOS
O setor imobiliário gera uma enorme quantidade de resíduos, devido às atividades de extração de matéria-prima e à grande quantidade de entulhos gerada pelas construções de imóveis. Porém, por meio da adoção de práticas sustentáveis é possível minimizar os impactos causados pelos canteiros de obras e pelas extrações ou fabricações de elementos essenciais para a construção.
Entre as principais certificações existentes no mercado imobiliário, destacam-se o Selo AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental), que é inspirado na metodologia francesa HQE (Haute Qualité Environnementale) e certificado pela Fundação Vanzoline, o Selo BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Methodology), que foi criado em 1990 na Inglaterra e já registrou mais de cem mil edifícios em todo o mundo, e o Selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que é considerado a principal certificação para edificação no Brasil.
As empresas que optam por colocar o meio ambiente como uma das prioridades em suas construções certamente terão um diferencial na hora de lançar os seus empreendimentos no mercado, já que grande parte da população preocupa-se, cada vez mais, com os materiais utilizados na construção do imóvel e apreciam iluminação natural, lâmpadas adequadas, áreas verdes internas para o cultivo de plantas, isolamento térmico, distribuição de luz solar em seu interior e reciclagem de resíduos sólidos. Todos esses diferenciais aumentam a relação custo/benefício do empreendimento e ajudam a valorizá-lo no mercado.
FOCO NO RESULTADO
CRONOGRAMA

CUSTOS

ESCOPO
